Palestra: Ações Afirmativas nos processos seletivos
Muitos de vocês devem estar se
perguntado o porquê do assunto Ações Afirmativas estar sendo debatido junto à
Semana de Ciência & Tecnologia, cujo tema é “Ciências Básicas para o
Desenvolvimento Sustentável”, o que tem a ver uma coisa com a outra? Eu respondo:
Tudo!
Quando falamos em Desenvolvimento Sustentável, o que vem a cabeça da maior parte das pessoas, ainda é:
Sabemos que hoje existe um tripé
que ampara a sustentabilidade, sendo ele:
O pilar econômico: o
economicamente viável e aqui falamos de transparência contábil, governança
corporativa, performance econômica, objetivos financeiros dentre outros. Uma
instituição pública também deve atender a este pilar.
E o pilar social: o socialmente
justo e culturalmente diverso, neste patamar falamos de políticas públicas,
investimentos comunitários, condições de trabalho, saúde/nutrição, diversidade,
direitos humanos, investimento social responsável, anticorrupção e suborno,
segurança e poderíamos continuar incluindo diversos outros itens, mas acredito
que já temos os básicos e, a justificativa para o nosso tema: Ações
Afirmativas, visto que se trata de uma política pública que visa igualar os
desiguais, oportunizar aqueles que não teriam oportunidades.
Interessante recordar que uma das
primeiras leis de reservas de vagas em instituições de ensino foi criada em
1968, era a chamada Lei do Boi, fazem ideia do motivo deste nome? Não né! Pois
bem, a lei reservava vagas para filhos de fazendeiros dentro dos cursos de
agronomia e veterinária. Era justa? Não vamos entrar nesta seara, pois aqui não somos advogados nem tampouco juiz.
Da forma como hoje conhecemos a
Lei de cota, criada em 2012, ela reserva 50% das vagas nas universidades
públicas e institutos federais para egressos de escolas públicas, este é o
critério básico que depois se subdivide em cotas raciais e étnicas, cotas de
renda, cotas para deficientes.
E por que escola pública?
Porque o governo compreende que
não é capaz de dar a melhor oportunidade de ensino a maioria da população.
Não quero dizer aqui que todas as escolas públicas são de péssima qualidade,
não é isso. Mas infelizmente, as estatísticas, os números mostram que a maioria delas, não consegue atingir o mesmo grau de eficiência, de transmissão de
conhecimento aos alunos que uma escola particular é capaz de fazer. Isso é uma
realidade e a reserva de vagas busca reparar essa desigualdade.
Mas será que ela efetivamente
consegue essa reparação? Será que ela consegue trazer essa diversidade para
dentro das escolas?
Vamos falar dos últimos dois anos
de processos seletivos do Campus Ouro Preto como base, pois é essa a nossa
realidade e é sobre ela que podemos e devemos impactar.
No ano de 2022 ofertamos 762
vagas.
Veja o panorama das matrículas
para o ano de 2022
PANORAMA MATRÍCULA 2022 |
||||
|
||||
Cursos |
Vagas |
Convocados |
Deferidos |
Indeferidos |
Integrado |
362 |
607 |
349 |
258 |
Subsequente |
248 |
255 |
119 |
136 |
Graduação |
152 |
205 |
39 |
166 |
Total |
762 |
1067 |
507 |
560 |
Veja também o panorama das
matrículas para o ano de 2023
PANORAMA MATRÍCULA 2023 |
||||
|
||||
Cursos |
Vagas |
Convocados |
Deferidos |
Indeferidos |
Integrado |
362 |
596 |
357 |
239 |
Subsequente |
248 |
151 |
88 |
63 |
Graduação |
152 |
236 |
64 |
172 |
Total |
762 |
983 |
509 |
474 |
O número de vagas ofertadas não
foi alterado e praticamente não houve alteração no número de ingressantes. O
que realmente chama a atenção é o número de candidatos convocados: 1096 no ano
de 2022 e 983 em 2023, e o número de candidatos indeferidos: 589 em 2022 e 474
em 2023.
Quando se lida com a expectativa
do outro, e neste caso temos que lembrar que a maioria destes candidatos são
adolescentes, encontramos um dilema: a negativa e a perspectiva de futuro. Este
impasse torna-se ampliado quando abrimos a análise para os motivos de
indeferimento.
Vejamos, em 2022:
PANORAMA INDEFERIDOS 2022 |
||||
|
||||
Motivo |
Integrado |
Subsequente |
Graduação |
|
PSENEM |
SISU |
|||
Não acessou a plataforma ou finalizou a matrícula |
176 |
132 |
59 |
94 |
Não compareceu/não foi aprovado na heteroidentificação
|
39 |
3 |
0 |
0 |
Não apresentou documentação exigida no edital |
43 |
1 |
12 |
1 |
Total |
258 |
136 |
71 |
95 |
Chamou nossa atenção no ano de
2022 o número de candidatos que não finalizavam a solicitação de matrícula pela
plataforma disponibilizada pela Reitoria.
Por se tratar de uma ferramenta,
entendemos que o faltava era disponibilizar a quem iria utilizá-la um suporte,
um manual ou explicação de utilização e assim fizemos.
O resultado da efetivação desta
ideia pôde ser apurado em 2023, onde considerável redução no número de
indeferimento por não acesso ou finalização da matrícula da plataforma pode ser
constatado. Reduzimos de 461 candidatos em 2022 para 141 em 2023.
Fazendo o mesmo processo para o
ano de 2023, temos:
PANORAMA INDEFERIDOS 2023 |
||||
|
||||
Motivo |
Integrado |
Subsequente |
Graduação |
|
PSENEM |
SISU |
|||
Não acessou a plataforma ou finalizou a matrícula |
140 |
31 |
87 |
59 |
Não compareceu/não foi aprovado na
heteroidentificação |
2 |
0 |
0 |
0 |
Não apresentou documentação exigida no edital |
97 |
32 |
16 |
10 |
Total |
239 |
63 |
103 |
69 |
Desta vez, além da redução
significativa no número de candidatos que não acessaram ou finalizaram a solicitação
de matrícula na plataforma, chamou a atenção o número de candidatos que não
apresentaram a documentação conforme exigido no edital.
Essa já era uma preocupação
constatada no processo seletivo 2022 e também recebeu ações, em menor escala,
que o problema anteriormente relatado.
Para evidenciar qual era a
dificuldade encontrada pelos candidatos era necessário abrir ainda mais as
análises e assim se fez. Buscamos nas solicitações de matrículas indeferidas
por documentos, as cotas que eram mais atingidas. Veja o resumo:
INDEFERIDOS POR COTA - 2023 |
||||
|
||||
Modalidade de Inscrição |
Integrado |
Subsequente |
Graduação |
|
PSENEM |
SISU |
|||
L1 |
65 |
13 |
6 |
3 |
L2 |
52 |
21 |
15 |
17 |
L5 |
32 |
8 |
21 |
4 |
L6 |
34 |
15 |
23 |
13 |
L9 |
0 |
0 |
0 |
0 |
L10 |
3 |
0 |
0 |
0 |
L13 |
0 |
0 |
0 |
0 |
L14 |
2 |
0 |
0 |
0 |
V3985 |
0 |
0 |
0 |
2 |
A0 |
51 |
6 |
38 |
30 |
Total |
239 |
63 |
103 |
69 |
Obs.: Relembrar rapidamente o
significado de cada letra de cota
Ou seja, as cotas que representam
as pessoas com rendas abaixo de 1, 5 salário mínimo (L1 e L2) 192 candidatos,
têm sua solicitação indeferida e destes, 105 são indeferidos por motivos de
documentação, sendo 70 candidatos do integrado; 20 do subsequente, 10 do PSENEM
e 5 do SISU.
Por que é importante destacar os
grupos de curso, mais atingidos nos indeferimentos?
Sabemos que os cursos integrados
são os que mais proporcionam o ingresso e é natural que também tenha mais
indeferimentos, mas, o que temos observado, é que parte destes indeferimentos se
deve a:
- editais complexos em estrutura
e linguagem;
- delegação dos responsáveis
(pais) ao próprio candidato pela realização da inscrição e pela solicitação de
matrícula;
- utilização de ferramentas
(informática, computador);
- dificuldade de compreensão por
parte dos candidatos/responsáveis;
- falta de antecipação das ações
por parte dos candidatos/responsáveis.
Esses são alguns dos motivos e
percebemos que podem ser minimizados ou mesmo extintos. Como e por quem?
As ações partem das duas partes:
da Instituição e dos candidatos/responsáveis.
Ações da Instituição:
- repensar a linguagem mais
adequada para os editais, sem perder a legalidade;
- repensar a utilização das
ferramentas mais adequadas ao processo de matrícula;
- adequação de estruturas
(físicas e de pessoal) para atendimento das demandas específicas do processo de
matrícula.
Ações dos
responsáveis/candidatos:
- Ler atentamente o edital antes
de realizar a inscrição no processo seletivo e solicitar a matrícula;
- buscar informação/orientação
nos canais oficiais da instituição;
- planejar-se com antecedência em
relação à documentação necessária para o processo.
Por fim, é fundamental esclarecer
que, nenhuma política governamental será efetiva se não houver participação da
população. Não basta conhecer seus direitos e cobrar para que eles sejam
colocados em prática.
O sentido da palavra política é
muito lindo, quando emoldurado em um quadro:
Mas se não houver
ação, ele ficará empoeirado!
As ações afirmativas, bem como, as ações para a sustentabilidade, só se tornarão realidade quando os cidadãos,
ocuparem o espaço e realmente fizerem uma administração voltada para o público.
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