PRESENTES DO VENTO - Livro 2022

Presente! 

Quem não gosta? Quem não quer? 

E se eu lhe disser que nem todo presente é um regalo ou até mesmo, que nem todo presente vem embrulhado, o que você me diria? 

Este vocábulo presente em nosso dia a dia possui aproximadamente nove significados diferentes e que de tão corriqueiro, passam desapercebidos. 

Eu mesma não tinha esta visão até o dia que reunindo meus poemas para mais um livro, me deparei com o presente em quase todas as poesias e um detalhe me chamou a atenção: embora o vocábulo fosse o mesmo, em cada verso ele adquiria um novo sentido e trazia consigo outra interpretação, outro sentimento. 

Daí fui correndo ao dicionário (eu amo dicionários!) para me aprofundar nos sentidos que a palavra apresentava e a cada descoberta os poemas iam se dividindo, criando entre si uma linha e ao final, percebi que as sensações trazidas pelo presente representavam o abraço, a presença, o momento, o tempo, o mimo, a dádiva, a frequência, o que era claro, evidente, mas também, retratavam a ausência, a negligência, o esquecido, o duvidoso, o passado e ainda o futuro. 

Sinônimos e antônimos se misturaram numa dança frenética de rimas que, ao fim, transbordavam emoções e coube ao vento distribuí-las em redemoinhos, pois a leve Brisa, não teria a força necessária para atingir seu coração. 

 PS: Sinta-se presenteado. 

 Brisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1ª BIENAL DO LIVRO DE TABOÃO DA SERRA - SP 18 e 19 DE AGOSTO

A BRISA DO DIA - COLUNA NA REVISTA INTERNACIONAL CASA DE ESCRITORES